Página Inicial      Curriculum      Serviços        Publicações       Notícias         Contato         Agenda

 

Como os Pais podem ajudar os

filhos no momento do Vestibular

 

A escolha da carreira muitas vezes gera discussões entre pais e filhos, em um momento que deveria ser de união, onde o suporte dos pais é de extrema importância.

Se o filho esta estudando e se esforçando, os pais não devem fazer certos tipos de cobranças, pois, esse jovem já está sendo cobrado na escola e/ou cursinho e por ele mesmo.

Os pais não devem impor suas preferências, muitos jovens são pressionados a seguir a carreira do pai ou da mãe. O que eles podem fazer é mostrar para o filho (a) como é o dia a dia da sua profissão, mas, que essa escolha seja somente do filho (a). Alguns pais desejam que seu filho (a) seja aquilo que eles são ou o que eles gostariam de ser. O jovem precisa ter a sua escolha respeitada.

 
 

 

 

Os pais podem ajudar também na organização dos horários da família, para que assim o filho tenha tranqüilidade no seu ambiente de estudo. Muito barulho como: crianças, televisão com volume alto, animais, entre outros, podem prejudicar, desviando a atenção.

Como também, os pais não devem ficar falando somente sobre o vestibular, tente falar sobre outros assuntos do interesse do filho. O lazer é muito importante também nesse momento, então convide seu filho (a) para ir ao cinema, caminhar, almoçar fora entre outros.

O diálogo é a melhor solução para qualquer problema. Os pais devem conversar com os filhos, procurando entender o que estão passando, as suas angústias e medos, fazendo com que o filho se sinta acolhido, deixando claro que eles sempre vão apoiá-los, tanto no sucesso como no fracasso.

 

Graziele de Moraes Wippel

PsicólogaCRP12/06595

 

[Página Inicial] [Curriculum] [Serviços] [Publicações] [Notícias] [Contato] [Eventos]

Claudete de Morais - Psicoterapia - Psicanálise - Hipnoterapia | Criado por Inova index