365 Dias dos Namorados por ano (e presentinhos saborosos aos apaixonados)

É hoje o Dia dos Namorados, aquele mágico, em que os enamorados demonstram seu amor distribuindo presentinhos e presentões. A data, comercial ao extremo, remete a um consumismo desenfreado, tudo para agradar o par. Não quero parecer crítica nem chata ao extremo, ainda mais se você leitor, já comprou o seu presente (ao) para dar hoje, só tenho a intenção de questionar o que mais você tem dado ao seu amor nos outros 364 dias dos namorados?
Que fique claro, namorados para mim são os casados também, os que estão juntos há l mês ou há 50 anos. Cansei de ouvir, 'ah, mas já é casado, não tem graça'. Como? Nada mais interessante que achar graça numa pessoa que dorme e acorda com você diariamente. Se não tem graça, falta alguma coisa. Romance.

É o que diz a psi­cóloga Claudete de Morais. Sim, falta romance aos enamorados. O dia a dia corrido exige tanto em outras áreas, que muitas vezes o amor gostoso deixa de ser alimentado. Claudete diz que é crescente a procura em consultório por terapia de casal, são pessoas que buscam o equilíbrio na relação. E vai mais além, diz que normalmente os casos que levam a buscar o divã - pessoas com ou sem transtornos - estão relacionados a dificuldades nos relacionamentos, seja com o par, ou ainda com o primeiro objeto de amor, os pais.

"O romance está muito ligado ao diálogo. Em muitos relacionamentos não há transparência, muita coisa não é dita para não magoar o outro e assim se cria um muro invisível entre os dois, que dá espaço às fantasias e aos mal entendidos. A grande dificuldade do ser humano são os relacionamentos. Existe dificuldade em aceitar o outro, porque eu me vejo no outro e muitas vezes não gosto do que vejo. Diria que as palavras chave para um relacionamento são diálogo, aceitação, respeito e o desejo de renovar diariamente a relação", diz a psicóloga.
Pois inspire-se leitor, a dialogar, escutar, equilibrar a vida amorosa. Que tal começar nesse sábado? Os chefes de cozinha ficam pra lá de inspirados nessa época e abaixo você encontra algumas dicas variadas de comidinhas que alguns restaurantes prepararam especialmente para a data.

Escrito por Fernanda Schneider. Participação Claudete de Morais
 

 

Busca Interna


Web claudetedemorais.com.br

Publicações

Veja as publicações da psicóloga Claudete de Morais. Ver todas...