Psicóloga Infantil fala sobre o momento de contar e a importância do pai

Para a Psicóloga Graziele de Moraes Wippel, especialista no tratamento de crianças e adolescentes, é importante que filhos adotados saibam que foram adotados, mas tudo deve ser abordado de maneira muito natural, sempre deixando claro o quanto a criança foi esperada e desejada.
Segundo a psicóloga os pais sentem o momento certo de contar aos filhos, pois a própria criança ficara curiosa e ira perguntar “como eu nasci?”. Esse é um momento propicio para contar.
Graziele enfatiza que “como o potencial cognitivo da criança ainda não foi totalmente desenvolvido, não se pode esquecer que a linguagem e a forma de contar, deve ser apropriada a idade da criança, para que assim ela entenda”.
Tem crianças que descobrem sozinhas ou através dos pais e que lidam bem com a situação, como tem crianças que descobrem somente quando adultos. Algumas podem desenvolver depressão, agressividade, falta de interesse e até baixa auto estima., diz a psicóloga, ressaltando que isso não é regra, depende essencialmente da maneira e naturalidade como o assunto é tratado em família, mas quando o caso começa a preocupar os pais, é importante buscarem ajuda de uma profissional.
E para animar um pouco aos pais, já que a reclamação “sou relegado a segundo plano” é geral e constante, a psicóloga encerra falando um pouco sobre a importância da figura paterna.
“Começamos a construir nossas relações a partir da família, seja ela qual for, na configuração que seja... Mas a partir da rede social a qual fazemos parte, e isso chamamos de matriz de identidade.
A criança precisa do pai para dar continuidade em seu desenvolvimento emocional. O papel do pai traz uma satisfação grande, uma sensação de amadurecimento, assim como uma sensação de alegria que é compartilhada entre o marido e a mulher.
A figura paterna é muito importante, pois muito das experiências vividas com o pai, marcam pro resto da vida e a partir destas experiências é que a criança se transforma em adulto. É importante na construção da autonomia e da ousadia da criança”.


Entrevista concedida ao Jornal Página 3 - Escrito por Graziele de Moraes Wippel
 

 

Busca Interna


Web claudetedemorais.com.br

Publicações

Veja as publicações da psicóloga Claudete de Morais. Ver todas...