Os benefícios das atividades físicas para o aumento da qualidade de vida

Os benefícios das atividades físicas para o aumento da qualidade de vida

Praticar exercícios pode ajudar a melhorar a vida e a saúde, e não só a saúde física. Você sabia que a constante realização de atividades físicas libera duas substâncias importantes na corrente sanguínea? Dopamina e serotonina trabalham em conjunto e auxiliam o organismo a gerar sensação de bem-estar, satisfação e prazer.

Esses hormônios ajudam, entre outras coisas, a combater e prevenir problemas como depressão, estresse e ansiedade. Especialistas da área da saúde recomendam exercícios físicos, nem que seja meia hora de caminhada, para pessoas que sofrem com esse tipo de mal, pois relaxam o corpo e deixam a pessoa mais feliz, tranquila e animada para o dia a dia. E isso vale para qualquer tipo de atividade, não precisa ser apenas as mais “intensas”.

Outros benefícios da prática de esportes e de outros exercícios podem ser notados no corpo físico: a perda de peso é um deles. Excluir uns quilos da balança é ótimo quando é feito de forma saudável. Correr, em média, de duas a três vezes por semana já pode ajudar, e os movimentos localizados ainda contribuem para a definição do abdômen e outras regiões.

Andar de bicicleta fortalece as pernas; a natação ajuda no fortalecimento dos braços e a respirar melhor; já o pilates aumenta a flexibilidade e corrige a postura. Controle de açúcar e de colesterol no sangue, prevenção de problemas cardíacos, como a hipertensão, entre outros, também podem ser evitados com essas atividades.

Mudanças que os exercícios trazem para a sua vida

Além desses benefícios diretos, as atividades físicas trazem mudanças bastante significativas para a sua vida. Cada uma, especificamente, traz uma vantagem extra consigo que pode ajudá-lo a evoluir — até mesmo internamente.

Por exemplo, o yoga ajuda a se concentrar, a se autoconhecer e também a ter mais controle sobre a respiração – algo extremamente útil em momentos de estresse ou de ansiedade. Para isso, utiliza asanas (posturas), pranayamas (técnicas de respiração) e meditação. A prática constante de yoga é ótima e indicada a todos que desejam crescer tanto fisicamente quanto espiritualmente, já que o método harmoniza o corpo e proporciona o equilibro necessário.

As artes marciais, por sua vez, ensinam a ter disciplina, concentração e a ter respeito pelo próximo: adversários e pessoas mais velhas, que devem passar seus conhecimentos adiante. Essas atividades estão entre as que ensinam a se conhecer melhor e a crescer internamente.

Exercícios mais competitivos, mesmo que individuais, são bastante estimulantes e boas oportunidades para quem busca melhorar a si mesmo. Além disso, incentivam a superação pessoal, principalmente diante de adversidades.

Dá para notar que as vantagens vão muito além do que se pode imaginar. Realmente há uma melhora na qualidade de vida em um todo. Porém, é importante frisar que para ter uma vida realmente equilibrada, é preciso aliar exercícios físicos com alimentação saudável, pois de nada vale focar em um e esquecer do outro.

Sugestões de atividades físicas

Quer começar uma atividade física, mas não faz muita ideia do que fazer? Confira algumas ideias: 

  • Caminhada
  • Corrida
  • Bicicleta
  • Bike indoor
  • Yoga
  • Pilates
  • TRX
  • Treinamento funcional
  • Hidroginástica
  • Natação
  • Dança
  • Artes marciais em geral (muay thai, jiu jitsu, karate, judô etc)
  • Jump
  • Tai chi chuan
  • Musculação
  • Crossfit
  • Circo
  • Vôlei
  • Futebol
  • Handebol
  • Patins
  • Alongamento
  • Surf
  • Tênis
  • Remo
  • Ginástica
  • Skate

Faça em casa

Esses são só alguns dos exemplos de atividades que você pode começar a fazer para melhorar sua qualidade de vida. Mas se não tem tempo para se deslocar e nem dinheiro para pagar por aulas semanais, saiba que é possível realizar algumas práticas sem sair de casa.

Aulas de pilates e yoga não necessariamente precisam de um instrutor, cursos online são ótimas alternativas para quem deseja ter um tempo mais flexível. Basta escolher um local reservado em casa, preparar o ambiente, vestir uma roupa aconchegante e estender o tapete. Fácil, não? Os benefícios são os mesmos e você não precisa se preocupar em usar transporte.

Gostou das dicas? Não deixe de praticar em casa. Você não vai se arrepender!

Fonte: Portal Namu

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