Um neurocientista rejuvenesceu seu cérebro e conta como fazê-lo

Um neurocientista rejuvenesceu seu cérebro e conta como fazê-lo

Daniel G. Amen ficou interessado nos segredos do cérebro desde o dia em que decidiu estudar sua própria tomografia. Aos 37 anos, ele olhou para ela e achou que seu cérebro era irregular e horrível. Ele não bebia álcool e não consumia narcóticos, mas tinha alguns maus hábitos: dormia de 4 a 5 horas para poder fazer mais coisas, tomava bebidas dietéticas e reclamava de excesso de peso e estresse crônico.

“Eu experimentei uma inveja em relação ao cérebro e queria melhorá-lo”, disse o neurocientista. Então, ele começou a trabalhar em si mesmo, rejeitando os maus hábitos e introduzindo os bons.

Amen fundou dezenas de clínicas ao redor do mundo dedicadas ao estudo do cérebro. Em mais de 20 anos, o cientista realizou 70 mil tomografias de pessoas de 90 países ao redor do mundo e mostrou que cada um de nós pode retardar e até reverter o envelhecimento deste órgão vital. E a melhor prova de seu trabalho foi o aprimoramento de sua própria tomografia.

Um neurocientista rejuvenesceu seu cérebro e conta como fazê-lo

Nossos hábitos diários podem causar danos ou nos ajudar. Os mais perigosos para o cérebro são os traumas (por exemplo, boladas na cabeça), drogas, álcool, obesidade (ao ganhar peso, o tamanho e a atividade do cérebro diminuem), fumo, alta pressão arterial, diabetes, toxinas, falta de exercício, dependência de videogames, cafeína excessiva, falta de sono, estresse, efeito de toxinas ambientais, muito tempo sentado na frente da TV e pensamentos negativos.

A característica mais incrível de um cérebro é a sua flexibilidade. Portanto, cada um de nós pode melhorar o estado de sua saúde. Para isso, Daniel G. Amen aconselha fazer o seguinte:

  • Criar vínculos sociais positivos (nós copiamos os hábitos das pessoas que nos rodeiam)
  • Aprender algo novo constantemente
  • Consumir multivitaminas e suplementos com óleo de peixe
  • Aprender a tocar algum instrumento musical
  • Fazer atividade física
  • Dançar
  • Dormir no mínimo 7 horas toda noite
  • Ter pensamentos positivos
  • Expressar gratidão ao destino (o neurocientista menciona que a gratidão é o melhor antidepressivo e garante que, se você escrever três coisas por dia pelas quais você é grato, depois de 3 semanas seu nível de felicidade aumentará consideravelmente).
  • Meditar
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  • Uma mente clara começa com um cérebro saudável. Para realizar seus sonhos, é necessário que o cérebro funcione corretamente e da forma mais eficaz possível. Só se pode conseguir isso prestando atenção especial à sua saúde. Maus hábitos para o cérebro devem ser rejeitados para sempre e aqueles que são benéficos devem ser praticados. “No momento em que você aprende a amar seu cérebro e a se livrar de maus hábitos, você pode usar esse órgão com plena capacidade”, afirma o renomado neurocientista.
  • É claro que todos sabemos sobre o que nos faz bem. A magia está justamente nas coisas básicas, como uma boa dieta, um bom sono e um olhar otimista do mundo. Você pode construir tudo nessa base. Mas sendo honesto, você consegue colocar em prática todos os bons hábitos?
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