Terapia Cognitiva

A Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) é uma abordagem da psicologia baseada em conceitos do Behaviorismo radical e teorias cognitivas. A TCC entende que o indivíduo elabora interpretações acerca de determinada situação, é a forma como cada pessoa vê, sente e pensa com relação à uma situação que causa desconforto, dor, incômodo, tristeza ou qualquer outra sensação negativa ou positiva.

Aron Beck, o fundador da terapia cognitiva, utilizou sistematicamente um conjunto de princípios teóricos e terapêuticos a vários transtornos, começando por depressão, suicídio, síndrome do pânico, transtorno de personalidade, problemas interpessoais, abuso de substâncias químicas, violência, transtorno de ansiedade e fobias. Esses estudos representaram uma significativa mudança na compreensão e nos tratamentos dos transtornos emocionais (Beck et al., 1979).

O objetivo principal da TCC é identificar padrões de comportamento, pensamento, crenças e hábitos que estão inseridos no centro dos problemas,  indicando, a partir disso, técnicas para alterar essas percepções de forma positiva. A TCC se destina tanto ao tratamento dos diferentes transtornos psicológicos e emocionais como a depressão, ansiedade, transtornos psicossomáticos, transtornos alimentares, fobias, traumas, dependência química, entre outros, quanto nas diversas questões que envolvem a vida como um todo, como: dificuldades nos relacionamentos, escolhas profissionais, luto, separações, perdas, estresse, dificuldades de aprendizagem, desenvolvimento pessoal e muitos outros.

A Terapia Cognitiva Comportamental tem como diferencial o acompanhamento com tarefas no sentido do individuo estar sempre muito focado em seu comportamento, fazendo leituras do mesmo nodecorrer do processo.

 Oportuniza a cada pessoa, a ver o que sente e pensa com relação a uma situação que causa desconforto, dor, incômodo, tristeza ou qualquer outra sensação negativa. Analisa o padrão comportamental dos relacionamentos amorosos, profissionais, sociais e familiares contribuindo para a melhoria dos mesmos.